Primeira vez a experimentar Heartfulness?
Conhece as nossas Masterclasses

Sugerimos começares com as nossas três masterclasses ou com três sessões com um dos nossos formadores voluntários. Faz uma sessão por dia em três dias seguidos ou no período máximo de uma semana. Se sentires ressonância com a prática, podes juntar-te a nós num dos nossos Heartspots ou de forma digital através do nosso grupo do WhatsApp. Estará lá sempre um formador certificado para te ajudar de uma forma mais personalizada.

Relaxa. Medita.

Nesta primeira sessão, aprende a técnica do Relaxamento Heartfulness para ganhares uma sensação de tranquilidade e maior coerência física e mental. O Relaxamento é seguido da Meditação. Coloca a intenção de te ligares ao teu Eu Maior (Higher Self), ao que há de mais são e puro dentro de ti, e que já se encontra no teu coração. Mergulha profundamente dentro de ti. 

Começar masterclass 1

(ou, em alternativa, marcar a primeira sessão com um formador)



Limpa.

Nesta segunda sessão, irás ser guiado(a) através de um método simples que permite desintoxicar a tua mente. É muito útil quando praticado ao final do dia para libertar o stress e as emoções acumuladas. Vais sentir-se mais leve e sem stress.

Começar masterclass 2

(ou, em alternativa, marcar a segunda sessão com um formador)

Conecta.

Na terceira sessão, aprende a conectar-te com o teu Eu Maior (Higher Self) e ouvir a voz do coração. Observa os teus sentimentos, faz escolhas mais sábias para traçar o teu próprio destino, momento a momento.

Começar masterclass 3

(ou, em alternativa, marcar a terceira sessão com um formador)

A seguir? Junta-te a nós!

Agora que já conheces o Heartfulness, junta-te a nós através do nosso grupo do WhatsApp ou num dos nossos espaços de meditação: os Heartspots.

Para te juntares de forma virtual:

Pede ao formador que te acompanhou até aqui, o link do nosso grupo do WhatsApp e a explicação de como funciona. Em alternativa, podes sempre enviar o teu pedido para pt.secretary@heartfulness.org.

Para te juntares de forma presencial:

Conhece a etiqueta associada às práticas presenciais de meditação.

Etiqueta para a prática presencial de meditação:

01

Antes da meditação

Pedimos que chegues entre 15 a 5 minutos antes de qualquer meditação. Se chegares depois de já ter começado, convidamos-te a esperares no exterior, de forma a não perturbar quem já está a meditar dentro da sala.

02

Na sala

Praticamos Heartfulness descalços por uma questão de higiene do espaço. Antes de entrar na sala de meditação de qualquer Heartspot (locais para a prática presencial de meditação), pedimos-te que retires os sapatos e os deixem na sapateira devidamente arrumados. Normalmente há tapetes de yoga, mantas e/ou cadeiras à disposição. Caso necessites de alguma almofada, agasalho ou outro, pedimos-te que os tragas contigo e voltes a levar no final de cada meditação. A sala será sempre um espaço de silêncio. Para conversas ou convívio pedimos que sejam utilizados os espaços exteriores.

03

A meditação

A meditação Heartfulness é conduzida em silêncio e tem a duração de 30-45 minutos. Meditamos sentados, no chão ou numa cadeira. Deves estar confortável para a duração da meditação mas não demasiado relaxado. Sugerimos uma posição em que consigas estar alerta e confortável ao mesmo tempo, com as costas direitas como se estivesses a ser puxado para cima, e com os pés bem em contacto com o chão. 

Antes de começares, dedica uns minutos para relaxar e te sintonizar com o teu coração. Deixa os seus braços descansar. Fecha suavemente os olhos e imagina que a fonte de luz já está presente no teu coração e está a expandir-se para captar a sua atenção. À medida que a tua mente vagueia, volta gentilmente para este foco de luz no teu coração. O formador irá conduzir a sessão através de uma prática de intenção em silêncio, irá anunciar o começo da meditação e dizer "é tudo" quando terminar. 

No final, deves permancer em silêncio durante algum tempo para notares o efeito que a prática teve no teu sistema. Se quiseres, tira notas do que experienciaste para que possas verificar o teu progresso ao longo do tempo.

04

Após a meditação

O Heartfulness não possui espaços próprios. Assim sendo, pedimos o favor de saíres da sala até a um máximo de 20 minutos após a meditação para podermos libertar o espaço para o utilizador seguinte. Agradecemos se puderes ajudar a arrumar a tua cadeira, mantas ou outro material utilizado, deixando a sala como a encontrámos. Se utilizares louça, pedimos que a laves e arrumes novamente no local. Queremos contribuir para o bem-estar de todos.

A prática de Heartfulness é um presente para o mundo. Mais do que ser grátis, é uma dádiva apenas possível devido à dedicação de muitos voluntários que oferecem o seu tempo e talento para o bem comum. Apesar de ser uma prática gratuita e sem fins lucrativos, a existência de locais físicos para a prática de meditação comporta custos. Por esse motivo, existe em cada Heartspot uma caixa de donativos à disposição. Não há qualquer obrigação de contributo, mas se pretenderes ajudar a manter os espaços físicos ficamos muito gratos pelo teu presente.   

Agora é só continuar a praticar



As meditações em grupo não devem substituir a nossa prática individual de meditação. É sugerido que faças a prática da Meditação  diariamente de manhã cedo e a da Limpeza ao final do dia (ou tanto quanto seja necessário). 

Para conheceres outras práticas e sempre que precisares de uma meditação e limpeza mais profundas, sugerimos que marques uma sessão individual (presencial ou virtual) com um dos nossos formadores certificados. 

Entra em contacto connosco.


Illustrations by Jasmee Rathod and Ananya Patel, reproduced with permission from www.heartfulnessmagazine.com.